Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

"Apocalypto"



Apocalypto é um filme norte-americano de 2006, do gênero épico de ação e drama, realizado por Mel Gibson.
 Com filmagens iniciadas 21 de novembro de 2005, Apocalypto estreou nos cinemas brasileiros em 26 de janeiro e nos portugueses a 4 de janeiro no ano de 2007 e conta uma história que se passa na península de Iucatã, antes da colonização espanhola, durante o período da civilização maia.
 Todos os personagens do filme usam um dialeto maia falado na região do Iucatã. Alguns críticos alegaram que Mel Gibson, ao contrário do que fez em seu filme anterior, A Paixão de Cristo, não teria prezado a exatidão do relato histórico.
 O caçador Jaguar Paw (Garras de Jaguar, em português) vive com a sua mulher que está grávida, com o seu filho e com o seu pai numa idílica aldeia na selva da América Central. Quando um dia a sua aldeia é atacada por um outro povo, ele assiste a um massacre no qual o seu próprio pai é assassinado. Garras de Jaguar consegue, apesar de tudo, esconder a sua família numa gruta, deixando-a em segurança. Juntamente com outros membros do seu povo, acaba por ser capturado e é levado para uma cidade maia.
 Lá as mulheres capturadas são vendidas como escravas e os homens são levados para uma pirâmide, onde serão mortos ritualmente. Quando chega a vez de Garras de Jaguar ser sacrificado, acontece um eclipse solar que é interpretado pelo sumo sacerdote como um sinal de que o deus-sol não necessita de mais sacrifícios.
 Garras de Jaguar e outros prisioneiros são então levados para um campo onde terão de correr pelas suas vidas, enquanto lhes são disparadas flechas e pedras. Garras de Jaguar é bem sucedido na fuga e consegue, mesmo gravemente ferido, embrenhar-se na selva, seguido por um grupo de guerreiros.
 Despista-os e consegue mesmo matá-los, à exceção de dois guerreiros, que o seguem até uma praia. Consegue fugir a ambos, enquanto estes estão distraídos pela chegada de navios espanhóis. Garras de Jaguar acaba por conseguir chegar à sua aldeia destruída, onde a sua mulher deu à luz. Com a família reunida, procura, no final do filme, um novo começo.
 O filme é bem longo e não sei bem em que dialeto ele foi gravado, mas acredito que buscaram algo semelhante ao dialeto inca ou maia, acho eu. É bem interessante e possui cenas marcantes. Acredito que para quem gosta de filmes épicos seja uma boa escolha, mas novamente dito a atenção a paciência de quem pretende ver, são quase 3 horas de filme, mas vale a pena!!


Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...