Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Abertura dos Olhos"( Nitiren Daishonin)"



 “Se deseja saber que causas foram feitas no passado, observe os resultados que se manifestam no presente. E se deseja saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente" 

Resumo e Fundo de Cena

 “Abertura dos olhos” é um dos cinco escritos mais importantes de Nitiren Daishonin, no qual ele revela sua identidade como o Buda Original dos Últimos Dias da Lei possuidor das três virtudes de soberano, mestre e pais. Daishonin iniciou este tratado logo ao chegar ao exílio na Ilha de Sado sob severas circunstâncias e o concluiu no segundo mês do nono ano de Bun-ei (1272) em dois volumes, endereçando-o a Shijo Kingo, um dos seus principais discípulos em Kamakura e samurai do clã Hojo. Quando Daishonin foi conduzido a Tatsunokuti, em setembro de 1271, Shijo Kingo acompanhou-o decidido a morrer ao seu lado, e presenciou o seu triunfo sobre a execução. Além disso, viajou a Sado para visitar Daishonin durante o exílio e enviou mensageiros para levar materiais para escrita e outras necessidades dele.

 Em “O objeto de devoção para observar a mente”, escrito mais tarde, em 1273, Daishonin esclareceu do ponto de vista da Lei que o objeto de devoção possibilita que todas as pessoas alcancem a iluminação. “Abertura dos olhos” trata do objeto de devoção em termos de “pessoa”. Em outras palavras, este escrito revela que Nitiren Daishonin é o Buda que estabeleceria o objeto de devoção para todas as pessoas alcançarem o estado de Buda. Assim, o objeto de devoção incorpora a iluminação de Daishonin para o Nam-myoho-rengue-kyo, a Lei implícita nas profundezas do Sutra de Lótus.

 Nitiren Daishonin experimentou uma série de adversidades na inóspita Ilha de Sado; a condição precária de sua cabana não o protegia do vento nem da neve; faltava-lhe alimentos, roupas e materiais para escrita. Além do sofrimento físico, ele ficou profundamente abalado ao saber que vários de seus seguidores de Kamakura haviam abandonado a fé. Sentindo que a morte constantemente o ameaçava, Daishonin redigiu este tratado com o propósito de encorajar seus discípulos como se fosse seu último desejo e testamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...