Total de visualizações de página

sábado, 23 de abril de 2011

"Batman: O Cavaleiro das Trevas"


The Dark Knight (br: Batman: O Cavaleiro das Trevas/pt: O Cavaleiro das Trevas) é um filme norte-americano de 2008, do gênero drama, seqüência de Batman Begins, de 2005, que reiniciou a franquia cinematográfica de Batman, super-herói bastante popular da DC Comics. Christopher Nolan retorna como diretor, e Christian Bale repete o papel principal. Os principais conflitos de Batman neste filme vêm de sua luta contra o Coringa (Heath Ledger) e de sua amizade conturbada com o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart).
 O filme foi filmado primariamente em Chicago (como Batman Begins), bem como em diversas locações dentro e fora dos Estados Unidos, como Londres e Hong Kong. O diretor utilizou uma câmera IMAX para filmar quatro grandes seqüências de ação, incluindo a primeira aparição do Coringa no filme. O traje vestido por Batman foi redesenhado, com um capuz permitindo que Bale movesse sua cabeça (o que não era possível nas obras anteriores). Uma recriação da Batmoto, conhecida como o "Batpod", foi introduzido.

 A Warner Bros. e a 42 Entertainment criaram uma campanha de marketing viral agressiva para o filme, desenvolvendo vários sites que revelam detalhes sobre o filme, como imagens, para recompensar os fãs do Batman, atraindo a atenção da imprensa sobre como a campanha poderia ser alterada após a morte de Ledger em 22 de janeiro de 2008, já que o Coringa foi um dos focos promocionais. A campanha chegou a São Paulo e reuniu milhares de fãs para assistirem ao trailer. Outras iniciativas de marketing incluem uma nova linha de brinquedos, bem como Batman: Gotham Knight, uma antologia em desenho animado, que se passa entre Batman Begins eThe Dark Knight, para ser lançada diretamente em DVD. O filme foi lançado em 18 de julho de 2008 no Brasil e na América do Norte.
 The Dark Knight foi aclamado pela crítica, sendo incluído em diversas listas de melhores do ano, e se tornou a quarta maior bilheteria da história na época, com US$1 bilhão de dólares mundialmente. Atualmente, é a sétima maior bilheteria do cinema. O filme recebeu oito indicações para o Oscar, tendo vencido em duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante (um prêmio póstumo para Heath Ledger) e Melhor Edição de Som (Richard King).
 Na cidade de Gotham, o Coringa e seus comparsas roubam um banco pertencente a máfia. Batman e o Tenente James Gordon decidem incluir o novo promotor público Harvey Dent, que está namorando Rachel Dawes, no plano para acabar com a máfia. Bruce mais tarde encontra Dent e promete fazer uma festa para arrecadar fundos para ele, depois de perceber sua sinceridade. Os chefes da máfia Sal Maroni, Gambol e Chechen se encontram com outros chefes criminais para discutir os novos problemas nas suas atividades. Lau, um contador chinês, conta que ele escondeu todo o dinheiro e fugiu para Hong Kong para impedir que o plano de Gordon se concretize. O Coringa invade a reunião avisando que o Batman vai caçar Lau, e se ofereçe para matá-lo em troca de metade do dinheiro. Todos recusam e Gambol põe um preço pela cabeça do Coringa. Pouco tempo depois o Coringa mata Gambol e recruta seus homens.
 Em Hong Kong, Batman captura Lau e o entrega para o Departamento de Polícia de Gotham onde ele concorda em testemunhar, possibilitando que Gordon e Dent prendam toda a máfia. Em retaliação o Coringa lança um ultimato para a população de Gotham: pessoas vão morrer todos dias até que o Batman revele sua verdadeira identidade, resultando na morte do Comissário Gillian B. Loeb e a juiz Surilo, que estava presidindo os julgamentos da máfia. Gordon frustra a tentativa do Coringa de matar o Prefeito Anthony Garcia e é aparentemente morto. Como resultado, Bruce decide se revelar, porém Harvey revela que ele é o Batman para proteger a verdade e ser preso como modo de proteção. Escoltado pelo meio da cidade, ele é perseguido pelo Coringa, más o Batman corre para ajudar. Gordon, que havia forjado sua morte consegue prender o Coringa com a ajuda do Batman e é promovido para Comissário. Entretanto, Dent desapareçe e o Coringa revela que ele e Rachel foram levados para prédios separados em lugares opostos da cidade, que irão ser destruidos ao mesmo tempo. Batman corre para salvar Rachel, enquanto Gordon e seus homens tentam salvar Dent. Ao mesmo tempo o Coringa consegue escapar com Lau da delegacia. Batman acaba encontrando Harvey e o salva. O prédio explode; Rachel morre enquanto metade do rosto de Dent é queimado, deixando ele traumatizado.
 Após matar Lau e Chechen, o Coringa ameaça destruir um hospital se Coleman Reese, um contador da Wayne Enterprises que descobriu a verdadeira identidade do Batman, não for morto em uma hora. Bruce salva Reese enquanto o Coringa visita Dent no hospital e o convence a vingar a morte de Rachel indo atrás dos responsáveis. Agora Duas-Caras, Harvey julga o Coringa jogando sua moeda e acaba por poupá-lo. O Coringa explode o hospital e leva um ônibus cheio de pessoas como reféns, enquanto o Duas-Caras mata Maroni e outros. Naquela noite, os civis são evacuados de Gotham, porém o Coringa enche as duas balsas com explosivos, oferecendo tanto aos civis quanto aos criminosos a chance de viver se eles explodirem a outra embarcação. Batman impede que as equipes da SWAT de Gordon peguem o Coringa para proteger os reféns e para deixá-lo capturar o Coringa sozinho. Os passageiros das balsas se recusam a matar uns aos outros e o Coringa é capturado, mas antes ele explica sua complexa relação com o Batman e revela o que ele fez com Harvey Dent, dizendo que embora o Batman seja incorruptivel, Dent não era.
 Nos escombros do prédio onde Rachel morreu, Batman encontra o Duas-Caras mantendo a família de Gordon refém sob a mira de uma arma. Duas-Caras julga os destinos de Batman, ele mesmo, e o filho de Gordon. Como resultado dos duas primeiras jogadas da moeda, Batman leva um tiro da barriga, e Duas-Caras poupa ele mesmo. Quando estava jogando a moeda para determinar o destino do menino, ele é atacado pelo Batman, resultando em sua morte. Sabendo que o povo de Gotham vai perder a esperança se a vingaça de Harvey for descoberta, Gordon é convencido pelo Batman a incriminá-lo pelas mortes. A polícia invade o prédio, e a caçada pelo Batman começa. Gordon discursa no funeral de Dent e destrói o Bat-Sinal.



Um dos meus heróis favoritos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...