Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Algumas curiosidades históricas!

Os 18 nomes de dom Pedro



Dom Pedro I devia ter grande dificuldade em lembrar de seu nome completo, pois ele era composto por 18 palavras. O imperador se chamava Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Para o filho não ter o mesmo problema, dom Pedro II foi batizado com apenas 15, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.



Cheques foram criados para proteger patrimônio de ordem cristã



A substituição de moedas por cheques foi feita pela primeira vez pelos Cavaleiros Templários, uma ordem formada por monges guerreiros, criada para defender Jerusalém dos chamados "infiéis", que matava e pilhava em nome de Deus. Com o tempo, os Templários foram adquirindo grandes riquezas, sendo alvos constantes de roubos e ataques durante suas viagens. Para proteger seu patrimônio, eles criaram um documento que poderia ser trocado por moeda corrente com os companheiros de outras cidades, o cheque. (Colaboração de Devid Castro)



As grandes, e imundas, navegações



Os navios usados nas grandes navegações eram verdadeiros lixões flutuantes, pois as condições de higiene da época não proporcionavam possibilidade de se manter as naus limpas. Os porões eram infestados por ratos e baratas que se multiplicavam a cada dia, sendo esses os locais escolhidos pelos tripulantes para fazer suas necessidades já que o enjôo marítimo dificultava a subido ao convés. Além disso, havia uma moléstia muito comum aos marinheiros chamada de escorbuto, doença causada pela carência de vitamina C, que causava enfraquecimento geral, hemorragias diversas, hálito fétido e inchaço e sangramento nas gengivas. Os marinheiros precisavam conviver a bordo com os doentes até encontrar um lugar para atracar. O que se fazia com toda essa sujeira? A solução para melhorar o cheiro e condições da embaacação era uma só, desinfetar os cômodos à base de vinagre.



General cartaginês venceu batalha naval lançando cobras venenosas sobre o inimigo



O ser humano sempre foi engenhoso para criar métodos de eliminação de seus semelhantes. Trezentos anos antes da Era Cristã, o general cartaginês Aníbal derrotou os romanos em uma batalha naval, lançando contra os navios inimigos potes de barro cheios de cobras venenosas. O pânico pôs os marinheiros romanos em fuga.



Brasil já teve presidentes viúvos ou divorciados, mas nunca solteiros



O Brasil jamais teve um presidente da República solteiro. Ao longo desses 109 anos de república, apenas um viúvo - Humberto de Alencar Castelo Branco - tomou posse do cargo e apenas um presidente - Hermes da Fonseca - enviuvou e casou durante o mandato. Da mesma forma, somente um deles - Fernando Collor de Mello - era divorciado.



José e João foram os nomes que mais se repetiram entre os presidentes brasileiros



Entre os políticos que ocuparam a presidência da República, os nomes se repetiram foram João (João Café Filho, João Goulart e João Baptista Figueiredo) e José (Prudente José de Moraes, José Linhares e José Sarney). De todos, Prudente José de Moraes foi o único a ser eleito pelo voto direto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...